CASAS ORGANIZADAS! A reforma da casa – parte 2

Como entender um bom projeto e seus processos…

A partir de  levantamento de medidas, fotografias, análise estrutural, instalações de água, eletricidade, gás, internet e antena a realidade existente passa a ficar registrada.

A entrevista é fundamental. O profissional tem a obrigação, de quando for preciso, discordar dos seus desejos e solicitações iniciais. Mostre os problemas existentes! Infiltrações, mau cheiro, descascamento de texturas ou reboco, entupimentos, vazamentos e rachaduras. Faça um checkup completo da sua casa ou apê com o Arquiteto escolhido.

Projeto Arquitetônico, Projetos Complementares, Projeto de Arquitetura de Interiores, Projeto Luminotécnico, Design de Mobiliário…tudo pronto! Mas ainda não dá para sair derrubando paredes, mesmo que seja somente o seu terraço ou a cozinha!

Você conhece a NBR 16.280? ?  Claro que não!  A NBR 16.280, publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em 2014, garante que ninguém derrube as paredes do apartamento sem ter uma autorização. Já pensou se o prédio for prejudicado? Existe inclusive atualizações para esta lei. Mas isto é por conta do profissional contratado, ele sim, deve lhe orientar! Além de serem informadas ao síndico, as alterações estruturais exigem a presença de um engenheiro ou arquiteto e os respectivos Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) e Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Mudanças básicas, como pintura, deverão apenas seguir as regras do condomínio. Não sendo em condomínios, todas as medidas legais precisam ser tomadas de qq forma, com responsabilidade técnica assinada e reconhecida pelo CAU/BR.

DICA DA ARQUITETA ANA LORE: não contrate o senhor faz-tudo, é um tiro no pé! Acredite na capacidade de um profissional de arquitetura! Esqueça o tio do jardineiro, o marido da diarista, o zelador do prédio vizinho…Um ARQUITETO é a pessoa indicada a habilitada legalmente.

Próximo capitulo: DURANTE A REFORMA!

Ana Lore Miranda

Arquiteta | urbanista | iluminadora

CAU/RS A12286-6

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o topo