A REFORMA DA CASA #01

ANTES DA EXECUÇÃO – arquivo do escritório de arquitetura

Vamos falar sobre os sintomas que apontam você para a necessidade de uma reforma! Sabe quando a sua vida está completa, mas você ainda quer algo mais? Sabe quando a sua vida está incompleta e gostaria de mudar alguma coisa? Sabe quando você olha em volta e vê desorganização, espaços pouco aproveitados ou em desalinho com o seu propósito de vida?

Pois então, normalmente aí entra a reforma da casa!

Ou para fazer um upgrade ou para salvar um relacionamento, a mais pura verdade.

E as mudanças são reais, concretas mas também indiretas e com efeitos colaterais.

Assim como tudo pode dar certo, também pode gerar muito stress!

Portanto, muito cuidado. Priorizem o que necessita ser modificado ou extinguido, relacione os novos itens e novas rotinas porque a família mudou, cresceu, diminuiu ou simplesmente mudou. Faça um programa de necessidades real com o pé no chão.

Sendo reforma, pense no planeta! Aumentar o tamanho da casa só se for muito necessário. Porque gerar entulho de obra se você pode fazer de outra forma? Reorganize os equipamentos eletrônicos, peça ao profissional uma boa logística durante o processo de obra, colete a água da chuva! São alguns pontos a considerar. Pense, pense, pense…E acima de tudo: contrate um bom profissional habilitado que vai criar e organizar isto tudo para você.

ENTREGA DA REFORMA –  fotografia: Thomas Miller

Quem contratar para a reforma? O arquiteto vai criar o projeto e tocar a reforma com todas as atribuições necessárias e legais para isso.

Organize um bate-papo com o profissional escolhido e conte a sua história, a sua rotina, as suas expectativas, o seu estilo de vida. Relate os problemas existentes. Quem vai utilizar todos os espaços é você!

A GARAGEM GANHOU ESPAÇO GOURMET E CINEMA – fotografia: acervo do escritório de arquitetura
PILARES EM CONCRETO FORAM MANTIDOS – fotografia: acervo do escritório de arquitetura
CHURRASQUEIRA e FOGÃO –  fotografia: acervo do escritório de arquitetura
A SACADA FOI AMPLIADA – fotografia: Thomas Miller
INSTALANDO A CASCATA  – registro durante a obra
FAZENDO REVESTIMENTO – registro durante a obra: observe a a grelha feita no próprio porcelanato para recolher a água da chuva.
ENTREGA DA REFORMA – fotografia: Thomas Miller

Mostre referências que lhe agradem – a internet e as revistas são as melhores fontes para isso – e deixe claro como a casa e/ou o jardim será aproveitado pela família. Conte sobre o sonho de ter uma hortinha ou uma sala ampla, diga se pretende preparar churrascos e receber amigos. Com essas informações somadas às medidas e a outros aspectos do local, como a trajetória do sol, a ventilação natural, será criado o estudo preliminar com desenhos e perspectivas ilustrativas dos ambientes. Depois de aprovado, a partir dele é desenvolvido o projeto, projeto executivo e/ou legal, apresentando cada detalhe construtivo e documentos para tramitação em órgãos públicos municipais, se necessário for.

PODE TUDO?

Depende. Se a casa fica num condomínio, será preciso seguir as regras do local. Na maioria das vezes, há limites para alterar a fachada – e o paisagismo está incluso nesse capítulo.

Em apartamentos, também há restrições: instalar uma piscina ou um ofurô na sacada ou terraço por exemplo, pode sobrecarregar a estrutura do prédio, e só um engenheiro poderá dar o O.K. para esse equipamento.

Cuidado também com a troca de acabamentos, que não podem descaracterizar o visual do prédio.

QUANTO VOU GASTAR?

Gente, um passo de cada vez…Mas você precisa ter organização financeira se quer reformar.

Na próxima edição: como funciona um bom projeto?

Um grande abraço!

Ana Lore Miranda – arquiteta e urbanista CAU/RS A12286-6

35 anos fazendo Arquitetura

20 anos trabalhando em Reformas Residenciais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o topo