Michael Thonet

Já ouviu falar no alemão Michael Thonet? Se você tem mais de 30 anos, já deve ter visto exemplares dessas peças circulando pela casa de seus avós ou tios e se você tem menos de 30 e não conhece, essa é uma boa oportunidade. 

Filho de carpinteiro, Michael Thonet desenvolveu uma técnica única para arquear madeira sólida ao vapor.

Michael Thonet e seus filhos foram precursores na criação de peças em séries. Tinham como objetivo produzir um mobiliário leve, elegante e que usasse poucos elementos. E conseguiram o feito como ninguém! Em 1859 eles apresentaram em Viena a cadeira que é até hoje a mais vendida na história. Uma peça com 6 elementos e 6 parafusos. Só isso. Essa peça é leve + fácil de montar + linda + com poucos elemento + possível de ser fabricada em série.

A peça espalhou-se pelo mundo afora a um preço justo e com um transporte absurdo de ágil, já que chegava desmontada nas casas, cafés e restaurantes de todos os países. Para se ter uma ideia em 1930 já tinham sido vendidas 50 milhões desta cadeira!
O envergado assinado por Thonet foi tão importante para a história do design que serviu de inspiração para os móveis de metal tubular desenhados por Marcel Breuer, Ludwig Mies van der Rohe e Le Corbusier.
Então é isso, muito da minha paixão pelas cadeiras Thonet se dá por sua história, elegância e desenho ultra feminino.

OS NOVOS

Os mineiros da Alva Design apresentaram uma coleção de mobiliário com acabamentos perfeitos e um traço bem diferente.



A dupla Ana Neute e Rafael Chvaicer do Neute Chvaicer apresentou peças bem interessantes, que expunham o backstage de luminárias. Eles transformaram o que até então ficava oculto como os fios, tomadas e bulbos em obras de arte.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o topo