Casa Dienstmann – 1913 – 2019
Se você não leu os dois posts anteriores a este, trata-se da reforma de uma casa antiga na cidade de Taquara, Rio Grande do Sul, a conhecida “Casa Dienstmann”.
Para chegar na entrega final desta obra foram necessários 17 meses ao total. Não tivemos problemas graves, mas precisei de muito cuidado em cada detalhe. A reprodução de peças originais foi um deles. Não tínhamos o ano de construção da casa gravado na fachada, tive que reproduzi-lo. Graças ao mestre de obras, Sr. Cleomar, essas atividades artísticas foram possíveis. Balaustres quebrados ou comprometidos foram reproduzidos e instalados novamente. O poço com água natural existente no subsolo da casa foi reconstituído.
Abaixo a foto da casa concluída e iluminada no início da noite – fotografia de Thomas Miller. Maio de 2019.
É possível restaurar casas com mais de 100 anos, mas é preciso investimento. E custa caro. O andar superior se transformou em um charmoso apartamento, com direito a sacada com flores. O térreo está disponível para locação comercial. O sub-solo está disponível também, mas eu diria que será ideal para um café/bistrô ou um empório de condimentos e azeites diferenciados, bebidas artesanais, coisas assim…Algum candidato??
Nos posts anteriores a casa falou por si própria. Neste falo eu, sua arquiteta, com muito orgulho.
Foi uma experiência maravilhosa na arquitetura, na restauração, na revitalização de usos e na gestão de pessoas. Nossa turma de trabalhadores foi muito diversa. Pedreiros, carpinteiros, vidreiros, marmoreiros, pintores, gesseiros, serventes, funileiros, encanadores, eletricistas, marceneiros e engenheiros. Abaixo algumas fotos de ambientes já finalizados. E também a turma que participou de todo o processo.
E para não esquecermos, quando chegamos para trabalhar, a casa estava como na foto abaixo. Nossa pequena cidade de Taquara/RS merece ter sua história preservada. Fiz minha parte como profissional e a proprietária resgatou traços e memórias de sua infância. Gratificante. Meu muito obrigado!
Este foi o último post sobre a restauração da Casa Dienstmann – 1913 – 2019.
Até mais!
Grande abraço,
Ana Lore Burliga Miranda
Arquiteta e Urbanista
CAU/RS A12286-6