Casa Dienstmann – Parte 2

Vamos continuar? Você deu uma espiada na parte 1? Se não deu, confere lá no post anterior sobre a Casa Dienstmann. Continuarei falando como a Casa Dienstmann, viva, fazendo parte da cidade.

A fachada principal está paralisada no momento. Estamos tendo muito cuidado com cabos de alta tensão, muito próximos da fachada principal e aguardando a RGE fazer o afastamento desta rede de forma definitiva. Afinal, ela veio depois de 1913, não é mesmo? A Arquiteta concluirá a fachada principal dentro das normas e com segurança. O estado atual de minha fachada principal é deplorável. Mas tem jeito! Recebi uma limpeza inicial a fim de preparar a superfície para restauração. Resta-nos aguardar o afastamento de rede.

Para a revitalização dos meus espaços, restauração e reforma, foram necessárias instalações totalmente novas como elétrica, hidro-sanitária, gás, internet…Tudo novo.  Não existia água encanada, muito menos aquecida ou gás para fogão na cozinha. Esta infra-estrutura conta com um espaço vertical especialmente construído (shaft) para que tudo isso seja viável sem comprometer a estrutura original. Veja fotos desta infra-estrutura logo abaixo!

O andar superior foi transformado em um apartamento com dois dormitórios, um deles suíte. Um banheiro social, lavanderia e cozinha americana. As esquadrias em madeira maciça contam com tela mosquiteiro. O forro rebaixado em gesso acartonado, assim como as paredes internas, permitem que novas instalações sejam possíveis e que tenhamos uma boa iluminação interna.

No próximo post publicarei fotos da mobília feita sob medida e algumas imagens das lojas térreo e sub-solo.

Deixarei para o final a fachada principal concluída, calçadas e jardim!

Até lá!

Casa Dienstmann

 

Ana Lore Miranda

Arquiteta e Urbanista

CAU/RS A12286-6

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o topo